A importância da proteína na alimentação

Publicado em 29/07/2016

Por Erico Delgado de Rolvare

As proteínas são definidas como macromoléculas biológicas constituídas por uma ou mais cadeias de aminoácidos. Estão presentes em todos os seres vivos e participam praticamente em todos os metabolismos celulares. Ao ingerirmos as fontes proteicas, elas sofrem o processo de digestão, sendo quebradas em aminoácidos, que são utilizados pelo organismo. Quando se pensa em proteína logo a associamos a produtos de origem animal, como a carne, mas ela está presente em outros alimentos, como amêndoas, nozes, feijão, lentilha, quinoa, amaranto, tofu etc.

Ao contrário das plantas, os animais não são capazes de sintetizar todos os aminoácidos que necessita, portanto eles devem ser obtidos pela alimentação. Carne, leite e ovos são considerados alimentos com cadeia de aminoácidos completa, já os grãos não apresentam essas cadeias completas, necessitando da combinação de dois ou mais grãos para se obter todos os aminoácidos necessários para o organismo.

Apesar de os laticínios apresentarem a cadeia de aminoácido completa, devemos ter um pouco de cuidado com o consumo desses produtos, pois se a proteína não for quebrada em aminoácidos no processo digestivo ela acaba não tendo função ao organismo. Para garantir uma absorção dos aminoácidos dos laticínios devemos preferencialmente expô-los a uma certa temperatura, a processos de fermentação ou a hidrolização que ocorre em alguns suplementos.

Na alimentação moderna, vem-se observando diminuição das fontes proteicas e aumento das fontes de carboidratos, elevando-se o número de indivíduos obesos, com taxas de triglicerídeos e glicemia aumentados. As fontes de proteína são alimentos infelizmente mais caros e por isso a população acaba por optar pelas fontes ricas em carboidrato – açúcares e farinhas, mais acessíveis.

Podemos observar sinais que demonstram se seu organismo está com deficiência de proteína, como:

- Perda de massa muscular em conjunto com massa óssea – a proteína é a principal constituição da musculatura, e se essa musculatura não apresentar uma tonificação sobre o sistema esquelético, acaba levando à perda da massa óssea.

- Doenças frequentes - proteínas são componentes essenciais do sistema imunológico.

- Fraqueza e exaustão após o treino – ela é a principal fonte de reparação tecidual após a atividade física; sem as proteínas não há reparação muscular, por isso dependendo da intensidade da atividade que a pessoa pratica é recomendado o consumo de proteínas antes e após os treinos.

- Necessidade de consumir doces e sobremesas – a proteína é importante para manutenção da taxa glicêmica baixa; a necessidade feroz de ingerir carboidrato acaba indicando baixa de energia do organismo que busca nesse alimento recuperação rápida, porém passageira.

- Raciocínio lento – as variações dos níveis glicêmicos acabam levando à dificuldade de raciocínio.

- Fome com muita frequência - uma alimentação com índices de proteína adequado acaba gerando uma saciedade muito maior.

Para saber quanto de proteína é preciso em seu organismo, você deve multiplicar seu peso corporal por 1,0 até 2,2 chegando à quantidade em gramas de proteína diária para seu organismo, que deve ser dividida entre as refeições. O valor de 1,0 é para uma pessoa sedentária até o de 2,2, que serve para uma pessoa que pratica atividade física de alta intensidade 5 vezes por semana.

Nossa principal forma de obtenção de proteínas deve vir inicialmente da alimentação, deixando os suplementos para as pessoas que têm alto consumo desse nutriente ou que por algum problema não podem ingeri-la na alimentação.

A orientação de um profissional para melhor avaliação das necessidades da ingestão de proteína na alimentação ou na suplementação é essencial, pois em excesso ela acaba levando a uma sobrecarga no funcionamento dos rins.

Erico Delgado de Rolvare é médico especialista em Medicina do Esporte, Nutrologia,

Antienvelhecimento e Ortomolecular da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

 

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