Você sabe a diferença entre massa magra e massa gorda?

Publicado em 16/06/2016

Um programa personalizado de atividade física traz benefícios à saúde e ao bem-estar promovendo ganho de massa muscular.

Seja qual for seu objetivo ao fazer uma atividade física, é certo que você já ouviu falar nos termos “massa magra” e “massa gorda”, não é? Mas o que realmente isso significa? Quais as diferenças? Como aumentar massa muscular e perder massa gorda? E, afinal, de que nosso corpo é composto?

Água, massa magra e massa gorda: esses são os elementos que compõem nosso corpo. Massa magra é o conjunto formado por ossos, músculos, órgãos e líquidos, exceto a água, e é diferente de massa muscular. Já a massa gorda é a gordura, que tem como função proteger os órgãos. Mas, em excesso, como sabemos, causa doenças e o temido ganho de peso.

E como a massa magra pode ser diferente da massa muscular? A massa muscular integra, junto com os demais componentes, a massa magra, e quanto mais eliminamos gordura, mais massa magra temos, o que beneficia o aumento muscular.

Como a massa magra tem poder metabólico mais acelerado do que a gordura, tê-la em grande quantidade favorece a queima calórica e o funcionamento do organismo. Mas lembre-se: quando aumentamos a massa muscular, na maioria das vezes, além da perda de gordura, ganhamos peso, o que não significa engordar. Isso significa que está havendo de fato aumento dos músculos trabalhados.

Quer saber quais os benefícios de diminuir a gordura e aumentar a massa muscular? Então prepare-se, porque são inúmeros: ficar mais saudável, manter o corpo em forma, ter mais disposição e usar roupas que antes não serviam são alguns deles. Mas não adianta sair fazendo exercício de qualquer jeito; existem algumas orientações.

Para aumentar a massa muscular é preciso fazer atividades que gerem estímulos localizados em determinados grupos musculares, assim como não iniciar o treino com exercícios aeróbicos. Variar os exercícios também é uma boa pedida, já que realizar sempre a mesma atividade faz com que os músculos se “acomodem” e não leva ao resultado no esperado. Alimentação equilibrada, treinamento progressivo e descanso também são essenciais.

Seguiu todas as orientações, mas ainda acha que não houve aumento muscular satisfatório? Não se preocupe; isso é normal! Existem diferenças genéticas entre nós que favorecem ou não a perda de peso, assim como ganhar músculos com mais ou menos facilidade. Mesmo que duas pessoas façam o mesmo treino, com as mesmas repetições e intensidades, elas não terão resultados iguais. É por isso que nossos treinamentos são personalizados!

Nossa fonte: Angélica Teixeira - Educadora física e coordenadora do Instituto Wellness

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