Emagreça com saúde

Publicado em 14/04/2016

Um dia desses, ao passar por uma banca de jornais, chamou-me a atenção a sessão de revistas de emagrecimento,todas elas com mulheres maravilhosamente magras estampadas na capa ao lado de dizeres como: “Emagreça com saúde!”; ou “Testamos a dieta da sopa!”; algumas até com promessas mais objetivas como “ Perca 4 kg em 1 semana!”... Isso me fez lembrar de uma paciente que atendi tempos atrás com uma fratura ortopédica no joelho chamada de estresse após tentar emagrecer praticando corrida. O problema foi que uma semana depois de começar a correr pela primeira vez na vida, ela já estava correndo seis quilômetros todos os dias.

Realmente entendo que as pessoas estão cada vez mais imediatistas. Afinal de contas, hoje em dia tudo é tão fácil e tão rápido... Talvez fosse mais adequado esperar e escrever esta matéria em setembro, outubro, época em que tantos iniciam o famoso “projeto verão”. Porém, o objetivo deste texto é justamente combater este imediatismo do brasileiro, que muitas vezes prejudica sua própria saúde na ânsia de atingir o corpo perfeito num período curtíssimo de tempo. Pois, quando o assunto é saúde, o preço que se paga por essa corrida de emergência é alto demais.

São três os pilares para um emagrecimento saudável: alimentação adequada, atividade física e tempo. Não se engane: você precisa comer bem, você precisa fazer exercícios e você precisa de tempo. 


Alimentação

Primeiramente, sobre a parte alimentar, repare que não utilizei palavras como dieta, ou “fechar a boca”. Para emagrecer, NUNCA passe fome. A fome gera ansiedade e o deixa numa situação de estresse, liberando no organismo diversas substâncias com ação negativa sobre o metabolismo.

Faça as três refeições principais do dia, e entre elas faça um lanche, tentando não ficar mais de três horas sem comer. Neste lanche, sempre dê preferência a alimentos de digestão não tão fácil: se for comer uma fruta, coma com a casca. No caso de pão, prefira o integral e com um pouco de manteiga. Ao iogurte, acrescente cereais. NUNCA coma um chocolate ou qualquer outro doce nesse momento. Se você não vive sem seu chocolatinho, coma-o após uma refeição, para retardar sua absorção e não aumentar agudamente seu nível glicêmico.

Fuja das dietas restritivas malucas. É simples: não faça nenhuma opção alimentar que seja impossível de se manter a longo prazo, pois quando você retorna à “vida normal” não há resultado que se sustente.

Você não acredita que irá viver para sempre de shakes, sopas ou sem carboidratos, não é mesmo? Faça a mudança definitiva! Fuja também dos medicamentos milagrosos. Anfetaminas são extremamente danosas ao organismo. Podem causar aumento da pressão, arritmias e outros problemas sérios. Outros remédios para emagrecer estão praticamente banidos na Europa e EUA. Apesar de disponíveis no Brasil, seu uso deve ser restrito e sob supervisão médica.


Atividade física

A parte de atividade física trata-se de matemática simples: se você gasta mais calorias do que consome, irá emagrecer. E aqui vai um grande conselho: a musculação aumenta sua massa muscular, aumentando assim seu gasto energético diário. O simples fato de estar mais musculoso (a) faz com que você gaste mais energia para viver, pendendo a matemática para o seu lado. Inicie gradualmente o trabalho de musculação e nunca trabalhe o mesmo grupo muscular por dois dias seguidos.

O trabalho aeróbio também é importante e deve começar com atividades leves e aumento gradativo. Através da atividade física, você não só perderá peso, como ganhará muito em bem-estar e qualidade de vida.

Não se deixe seduzir por substâncias que prometem resultados rápidos como esteroides anabolizantes, GH ou afins. Todas estas substâncias cobrarão preço caríssimo ao longo prazo, como disfunções metabólicas, falência de órgãos e até mesmo obesidade “rebote”.

Não faça sacrifícios, loucuras, não existe milagre! Realize mudanças definitivas em seu hábito alimentar e esportivo. Introduza aos poucos tais mudanças na sua rotina, na sua vida. Assim seus resultados serão duradouros.

Nossa fonte: Dr. Gustavo Campos, médico ortopedista, especialista em Cirurgia do Joelho e Tratamento da Artrose do Instituto Wilson Mello


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